18 de abril de 2011

MARIA DO SOCORRO SOUSA GOMES NA SEGUNDA SESSÃO DO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011 – 19 DE MARÇO






Maria do Socorro Sousa Gomes apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo Prof. José Edvar Costa de Araújo, "A ação educacional da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, em Sobral, através das instituições mantidas pela Casa Santo Antonio.
O TCC apresenta resultados da pesquisa exploratória cujo objetivo foi registrar, descrever e analisar a história de três instituições educacionais mantidas em Sobral pela Casa Santo Antônio, unidade da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus , entre 1956 e 2010: a Escola Doméstica Santo Antônio, o Externato Sagrado Coração de Jesus e o Centro de Educação Santo Antônio".
A investigação recorreu a diversas estratégias: a consulta da bibliografia sobre a história de Sobral e artigos sobre as congregações religiosas femininas foi uma. Sobre a Congregação foi estudado a memória escrita por uma das religiosas, intitulada História da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, o Estatuto Social da Congregação e documentos esparsos existentes na casa Santo Antonio e na Casa Geral da Congregação. Também foram consultadas matérias publicadas no jornal Correio da Semana, que será objeto de estudo mais aprofundado. Foram tomados depoimentos de religiosas que exerceram a docência e a gestão dos estabelecimentos estudados. Entre os resultados considerados de maior relevância pela pesquisadora está a identificação de fontes para a continuidade da pesquisa.

12 de abril de 2011

GLACILIANA ÂNGELO DE FREITAS NA SEGUNDA SESSÃO DO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011 – 19 DE MARÇO



Apresentação do relatório de pesquisa "Comunidade quilombola de Timbaúba, Moraújo-ce: apontamentos sobre a trajetória de lutas e conflitos por reconhecimento e pela efetivação do direito à educação", Trabalho de Conclusão de Curso da recém graduada do Curso de Pedagogia da UVA, Glaciliana Ângelo Freitas.
A experiência de investigação aconteceu sob a orientação da Profª. Ivna de Holanda Pereira e a autora informa que o “primeiro contato que tive com a comunidade de Timbaúba se deu durante o Projeto de Extensão denominado “Quilombo Timbaúba: da resistência ao reconhecimento” realizado a partir de uma atividade conjunta das disciplinas de Exclusão Social e Políticas Educacionais e Gestão de Projetos Sociais, ministradas pelas professoras Ivna Holanda e Isabel Linhares, disciplinas do 7° período do Curso de Pedagogia.”
Uma das observações feitas ao final do estudo é que a “a comunidade de Timbaúba tenta desenvolver práticas de resistência em relação ao preconceito e à exclusão que sofre. Dessa forma não desiste de lutar contra os que tentam sufocar esse grito por justiça. É através dessa vontade de vencer e de serem reconhecidos que estão buscando conhecer os direitos a eles reservados. E lutam inclusive por uma educação mais acessível e um ensino voltado para suas necessidades.”

11 de abril de 2011

TERCEIRA SESSÃO DO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011





O Círculo de Estudos é concebido como uma das estratégias de formação dos professores pesquisadores, estudantes e demais participantes do MEDUC em busca de proficiência em seus estudos. A principal meta deste recurso é levar os participantes a avançarem de modo mais decidido m sua formação e autoformação, através do estudo, sistematização e divulgação do trabalho investigativo.
O desenvolvimento do Círculo de Estudos com esta perspectiva decorre do reconhecimento de que as atividades formativas e investigativas no MEDUC, como de resto em nosso ambiente acadêmico, ao nível da ação individual ou institucional, apresentam insuficiências a serem superadas.
O nosso desafio é converter o Círculo de Estudos em um oportuno laboratório para vencer a passividade intelectual que marca o ambiente acadêmico.

ANA GARDENHA FERREIRA DIAS E MARIA KEILA DE ARAÚJO CARNEIRO NO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011

26 de fevereiro de 2011.
Acontece a primeira sessão do Círculo de Estudos 2011, parte do Programa de formação teórica e metodológica dos pesquisadores e estudantes participantes do MEDUC.



Ana Gardenha Ferreira Dias (fotografia da Profª. Ivna Holanda) expôs a experiência de pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
No artigo intitulado “Panorama da educação escolar em Massapê no século XX: instituições, educadores e processos” esboçou um painel amplo acerca do surgimento e da progressão do sistema escolar naquele município. A autora continua os estudos em busca de registros mais detalhados e reveladores da constituição da cultura escolar naquele município: a constituição da rede de instituições, os papéis desempenhados por professores e gestores e aspectos significativas das práticas pedagógicas.




Maria Keila de Araújo Carneiro (fotografia da Profª. Ivna Holanda), outra recém graduada pelo Curso de Pedagogia da UVA, apresentou os resultados da pesquisa enfeixada no artigo intitulado “Professora Delcy Carneiro: apontamentos de uma história educacional em Santana do Acaraú – Ce”.
A investigação sobre o percurso profissional da Profª. Delcy Carneiro, à medida que recuperou informações documentais e registros memorialísticos das atividades por ela desenvolvidas, abre possibilidade de estudos sobre a formação e o exercício da profissão docente na região.