18 de abril de 2011

MARIA DO SOCORRO SOUSA GOMES NA SEGUNDA SESSÃO DO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011 – 19 DE MARÇO






Maria do Socorro Sousa Gomes apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo Prof. José Edvar Costa de Araújo, "A ação educacional da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, em Sobral, através das instituições mantidas pela Casa Santo Antonio.
O TCC apresenta resultados da pesquisa exploratória cujo objetivo foi registrar, descrever e analisar a história de três instituições educacionais mantidas em Sobral pela Casa Santo Antônio, unidade da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus , entre 1956 e 2010: a Escola Doméstica Santo Antônio, o Externato Sagrado Coração de Jesus e o Centro de Educação Santo Antônio".
A investigação recorreu a diversas estratégias: a consulta da bibliografia sobre a história de Sobral e artigos sobre as congregações religiosas femininas foi uma. Sobre a Congregação foi estudado a memória escrita por uma das religiosas, intitulada História da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, o Estatuto Social da Congregação e documentos esparsos existentes na casa Santo Antonio e na Casa Geral da Congregação. Também foram consultadas matérias publicadas no jornal Correio da Semana, que será objeto de estudo mais aprofundado. Foram tomados depoimentos de religiosas que exerceram a docência e a gestão dos estabelecimentos estudados. Entre os resultados considerados de maior relevância pela pesquisadora está a identificação de fontes para a continuidade da pesquisa.

Nenhum comentário: