11 de abril de 2011

ANA GARDENHA FERREIRA DIAS E MARIA KEILA DE ARAÚJO CARNEIRO NO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011

26 de fevereiro de 2011.
Acontece a primeira sessão do Círculo de Estudos 2011, parte do Programa de formação teórica e metodológica dos pesquisadores e estudantes participantes do MEDUC.



Ana Gardenha Ferreira Dias (fotografia da Profª. Ivna Holanda) expôs a experiência de pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
No artigo intitulado “Panorama da educação escolar em Massapê no século XX: instituições, educadores e processos” esboçou um painel amplo acerca do surgimento e da progressão do sistema escolar naquele município. A autora continua os estudos em busca de registros mais detalhados e reveladores da constituição da cultura escolar naquele município: a constituição da rede de instituições, os papéis desempenhados por professores e gestores e aspectos significativas das práticas pedagógicas.




Maria Keila de Araújo Carneiro (fotografia da Profª. Ivna Holanda), outra recém graduada pelo Curso de Pedagogia da UVA, apresentou os resultados da pesquisa enfeixada no artigo intitulado “Professora Delcy Carneiro: apontamentos de uma história educacional em Santana do Acaraú – Ce”.
A investigação sobre o percurso profissional da Profª. Delcy Carneiro, à medida que recuperou informações documentais e registros memorialísticos das atividades por ela desenvolvidas, abre possibilidade de estudos sobre a formação e o exercício da profissão docente na região.

Nenhum comentário: