12 de abril de 2011
GLACILIANA ÂNGELO DE FREITAS NA SEGUNDA SESSÃO DO CÍRCULO DE ESTUDOS 2011 – 19 DE MARÇO
Apresentação do relatório de pesquisa "Comunidade quilombola de Timbaúba, Moraújo-ce: apontamentos sobre a trajetória de lutas e conflitos por reconhecimento e pela efetivação do direito à educação", Trabalho de Conclusão de Curso da recém graduada do Curso de Pedagogia da UVA, Glaciliana Ângelo Freitas.
A experiência de investigação aconteceu sob a orientação da Profª. Ivna de Holanda Pereira e a autora informa que o “primeiro contato que tive com a comunidade de Timbaúba se deu durante o Projeto de Extensão denominado “Quilombo Timbaúba: da resistência ao reconhecimento” realizado a partir de uma atividade conjunta das disciplinas de Exclusão Social e Políticas Educacionais e Gestão de Projetos Sociais, ministradas pelas professoras Ivna Holanda e Isabel Linhares, disciplinas do 7° período do Curso de Pedagogia.”
Uma das observações feitas ao final do estudo é que a “a comunidade de Timbaúba tenta desenvolver práticas de resistência em relação ao preconceito e à exclusão que sofre. Dessa forma não desiste de lutar contra os que tentam sufocar esse grito por justiça. É através dessa vontade de vencer e de serem reconhecidos que estão buscando conhecer os direitos a eles reservados. E lutam inclusive por uma educação mais acessível e um ensino voltado para suas necessidades.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário