10 de maio de 2011

CÍRCULO DE ESTUDOS NO MEMORIAL DE SANTANA DO ACARAÚ: PESQUISA E EXTENSÃO MULTIDIRECIONAL


O Memorial da Paróquia de Senhora Sant’Anna funciona no prédio denominado Sobrado do Padre Arakén, localizado em uma das ruas que passa ao lado da igreja matriz católica da cidade de Santana do Acaraú. 



O Sobrado abriga uma singela e significativa iniciativa de preservação da memória. Não vive de lamentos. Esforça-se para desempenhar um papel de formação de si próprio e da sociedade santanense. Este empreendimento cultural foi motivo e cenário da terceira sessão do Círculo de Estudos 2011 do MEDUC, realizada na manhã do dia 30 de abril passado (aqui ilustrada pelas fotografias do Prof. Chico Guedes, nosso parceiro da IEES/UVA e pela Profª. Ivna Holanda).



Ali os participantes tiveram a oportunidade de imergir em relatos, comentários, sugestões, questões que expressam as percepções diversificadas, porque originadas da ação de diferentes indivíduos em distintos espaços socioculturais: o mundo rural, o mundo da religiosidade, o mundo do município, o mundo da nacionalidade, o mundo da juventude, o mundo dos estudantes, o mundo dos professores, o mundo da escola de ensino fundamental, o mundo da universidade. Pode-se afirmar sem nenhuma dúvida que foi um daqueles momentos ricos, em que se tem oportunidade de fazer pesquisa e extensão - como atividades de aprendizado - em múltiplas direções. Todos podendo aprender com a experiência e os saberes de todos. E este é um princípio caro a nós que fazemos o MEDUC.



O Diretor do Memorial Francisco Leandro Costa, que mantém o empreendimento em funcionamento juntamente com o guia Antônio Florêncio da Costa Filho e a Professora de História Ana Aurilane Cavalcante (de fato, apesar das distinções de cargos e funções, todos fazem tudo para manter o Memorial) fez uma exposição sobre os fundamentos e princípios da ação, sobre a trajetória desde sua criação, sobre seus principais apoiadores locais, sobre as dificuldades, conquistas e perspectivas.



Ao final do tempo de conversa os participantes fizeram uma visita ao acervo.



Um aspecto por demais importante transparece dos relatos: os que fazem o Memorial não aspiram torná-lo um museu de proporção gigante; querem continuar trabalhando para que ele seja o memorial de um município, mas neste papel ser muito significativo, de alta qualidade e insubstituível.



Para apoiar este desejo (identificados em dezenas de iniciativas locais) é que se fazem necessárias políticas públicas municipais, estaduais e nacionais adequadas para apoiar a formação de recursos humanos e para fundar a sustentabilidade social e econômica destes empreendimentos

Para conhecer melhor o Memorial acesse:



Nenhum comentário: