23 de maio de 2011

IMPRESSÕES SOBRE O MEMORIAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA SANTANA


A visita a um memorial traz conhecimentos sobre a história dos lugares e sobre a organização de acervos.

O Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Santana possui um acervo rico em histórias que marcam Santana do Acaraú – acervo constituído por peças pertencentes aos padres que passaram pela paróquia e peças doadas por moradores da cidade.
O primeiro andar abre com uma galeria das fotografias dos padres que ali foram vigários, do mais antigo ao mais recente.

Em sala vizinha estão expostas utensílios e peças de vestuário usadas nas diversas celebrações católicas; destaca-se uma maquete lindíssima de madeira reproduzindo o ambiente do Congresso Eucarístico realizado nos anos de 1950, todos bem conservados.




Outra sala do mesmo andar mostra peças de uso cotidiano: rádio, televisor, telefone, cadeiras de balanço, um toca discos e demais peças com detalhes finíssimos, além das fotos que retratam a cidade em épocas diversas, inclusive quando inundada pelas cheias do rio Acaraú.



Em outro ambiente estão expostas máquinas de datilografia, batinas, peças de porcelana (xícaras, urinol, talheres, etc.) e uma coleção de moedas de diferentes épocas.

No terceiro andar, o lugar mais arejado e de onde se tem uma das vistas belíssimas de Santana do Acaraú, encontram-se uma pequena biblioteca, missais, e documentos. Testemunhos da história e da memória do município de Santana do Acaraú.



Texto de Ivanda Marques.Estudante do 4º período do Curso de Pedagogia da UVA. Bolsista FUNCAP/ Projeto Produção de fontes para a pesquisa educacional na região Norte do Ceará –digitalização de documentos e gravação de depoimentos. Fotografias do acervo dos professores da UVA e pesquisadores do MEDUC Ivna de Holanda Pereira e Francisco de Assis Guedes Barros. Feitas no dia 30.04.2011

Nenhum comentário: