22 de outubro de 2014

PENSANDO OS EXERCICIOS DE PESQUISA I

Continuamos no MEDUC os esforços para produzir algum conhecimento a partir das nossas modestas experiências de pesquisa realizadas nas atividades acadêmicas curriculares e extracurriculares.

Neste semestre, 2014.2, esta funcionando do Grupo de Estudo sobre o tema Exercícios e caminhos da pesquisa em educação: temas, métodos, resultados e lições. Estes exercícios feitos e caminhos percorridos dizem respeito a experiências de investigação realizadas nas disciplinas, nos projetos e programas de ensino e extensão e nos grupos de pesquisa.

O objetivo pretendido é fazer dos momentos de estudo oportunidades de reflexão criativa sobre temas, métodos, resultados e lições das experiências vivenciadas; é alcançar uma relação mais completa com o potencial da investigação sistemática, compreendida como trabalho de produção de conhecimento relevante para a ação e como fator de formação dos envolvidos.

A relação mais completa com a experiência de investigação envolve portanto as dimensões da prática e da teoria. Sem precedência de uma sobre a outra. E como trabalho intelectual autoformativo sobre a capacidade de teorização da própria experiência em diálogo com a produção universal.

O desenvolvimento desta exigente perspectiva compreende neste momento três dimensões: a (re)apresentação dos temas e dos conteúdos anteriormente investigados e sistematizados em artigos; a explicitação dos saberes e conhecimentos adquiridos sobre o uso de métodos e procedimentos investigativos; as transformações observadas, como resultado da experiência vivida, nas pessoas dos pesquisadores e na compreensão do universo estudado.

Nenhum comentário: