20 de junho de 2011

Equipe do MEDUC pesquisa em Massapê


Pesquisadores do MEDUC deslocaram-se de Sobral para a cidade de Massapê, na manhã do dia 21 de maio passado. Ali, sob a orientação da pesquisadora local e graduada em pedagogia Ana Gardenha Ferreira Dias, a equipe visitou educadores e memorialistas locais e gravou depoimentos.

O material gravado, como parte das atividades do projeto Produção de fontes para a pesquisa educacional na região Norte do Ceará – digitalização de documentos e gravação de depoimentos, apoiado pela FUNCAP, também será utilizado pela pesquisadora Ana Gardenha para dar continuidade à investigação que realiza tendo em vista traçar um panorama da educação escolar naquele município ao longo do século XX.

Após a gravação de depoimento com importantes informações sobre o desenvolvimento sociocultural e educacional de Massapê, o senhor Francisco Evilásio Araújo Carvalho, mais conhecido por Lalá, tabelião de registro civil, posa com a equipe do MEDUC. Da esquerda para a direita: Prof. Edvar Costa, as estudantes Ivanda Marques e Francisca Iana, Francisco Evilásio, a pesquisadora massapêense Ana Gardenha e a Profª. Ivna Holanda. O fotógrafo foi o Prof. Chico Guedes.


A equipe do MEDUC obteve também o depoimento da Profª. Maria do Socorro Emília, aposentada, mas ainda prestando seus serviços a uma das escolas em sistema de co-gestão, onde cuida dos arquivos escolares. A professora contou passagens de sua história de vida, especialmente os anos de formação e de atuação como educadora nas escolas de Massapê. A fotografia da Prof. Ivna Holanda mostra um dos momentos da gravação, vendo-se a Profª. Socorro, a pesquisadora Ana Gardenha, o pai da professora Socorro e o Prof. Chico Guedes.



Texto enviado por Ana Gardenha Ferreira Dias

Nenhum comentário: