7 de outubro de 2016

GERANDO ESTUDOS


REUNIÃO DE TRABALHO EM 06 DE OUTUBRO DE 2016




Na tela as produções. 
Em torno delas as possibilidades de olhar, aprender e ensinar sobre o modo de educar e ser educado. Profª. Ivna, Prof. Edvar, Apolonia Queiroz, Leidiane Lima, Leila Paixão e Tamires Braz. Fotografando estava Andreia Amorim.

A reunião de trabalho do dia 06 de outubro girou em torno de leituras e comentários das produções de Leidiane Lima e de Andreia Amorim.

Leidiane apresentou uma primeira descrição das circunstâncias que despertaram o interesse em estudar as precariedades observadas na educação escolar em pequenos municípios, tomando como referência o seu lugar e a experiência vivida em relação ao acesso dos estudantes à água potável. A descrição mostra a importância do açude de sua localidade para o lazer, para a apreciação da natureza, para a pesca e sobrevivência das famílias e para os demais usos da água. A observação sensível de Leidiane Lima poderá gerar um estudo sobre as questões implicadas nestas situações: como o desafio de dotar a escola com água de  qualidade ou a perspectiva da educação para a convivência no semiárido.

Andreia Amorim trouxe para a reunião de trabalho o resultado de estudos feitos na disciplina Escola e Inclusão Social, ministrada no semestre 2015.2 pela Profª. Amélia André: o desafio da inclusão social no âmbito educacional em escola públicas. Andreia fez observações e entrevistas em duas escolas de seu município, Mucambo. Nesta primeira empreitada, pode verificar avanços e deficiências no atendimento em um sistema escolar público a pessoas com necessidades especiais. Destacou os seguintes aspectos: capacitação dos profissionais, adequação das instalações físicas e organização do trabalho escolar. Andreia está fazendo aperfeiçoamentos para apresentar esta produção no encontro organizado pelo PARFOR - o PARFORMAÇÃO - e para dar continuidade aos estudos sobre o assunto.




Outro momento da reunião de trabalho do dia 06 de outubro. A Profª. Ivna Holanda comenta as produções em andamento. Escutam as observações o Prof. Edvar, Leidiane Lima, Leila Paixão, Andreia Amorim e Tamires Braz. A fotografia é de Apolonia Queiroz. 

Nenhum comentário: