20 de junho de 2011

Equipe do MEDUC pesquisa em Massapê


Pesquisadores do MEDUC deslocaram-se de Sobral para a cidade de Massapê, na manhã do dia 21 de maio passado. Ali, sob a orientação da pesquisadora local e graduada em pedagogia Ana Gardenha Ferreira Dias, a equipe visitou educadores e memorialistas locais e gravou depoimentos.

O material gravado, como parte das atividades do projeto Produção de fontes para a pesquisa educacional na região Norte do Ceará – digitalização de documentos e gravação de depoimentos, apoiado pela FUNCAP, também será utilizado pela pesquisadora Ana Gardenha para dar continuidade à investigação que realiza tendo em vista traçar um panorama da educação escolar naquele município ao longo do século XX.

Após a gravação de depoimento com importantes informações sobre o desenvolvimento sociocultural e educacional de Massapê, o senhor Francisco Evilásio Araújo Carvalho, mais conhecido por Lalá, tabelião de registro civil, posa com a equipe do MEDUC. Da esquerda para a direita: Prof. Edvar Costa, as estudantes Ivanda Marques e Francisca Iana, Francisco Evilásio, a pesquisadora massapêense Ana Gardenha e a Profª. Ivna Holanda. O fotógrafo foi o Prof. Chico Guedes.


A equipe do MEDUC obteve também o depoimento da Profª. Maria do Socorro Emília, aposentada, mas ainda prestando seus serviços a uma das escolas em sistema de co-gestão, onde cuida dos arquivos escolares. A professora contou passagens de sua história de vida, especialmente os anos de formação e de atuação como educadora nas escolas de Massapê. A fotografia da Prof. Ivna Holanda mostra um dos momentos da gravação, vendo-se a Profª. Socorro, a pesquisadora Ana Gardenha, o pai da professora Socorro e o Prof. Chico Guedes.



Texto enviado por Ana Gardenha Ferreira Dias

5 de junho de 2011

PRESENÇA DO CARIRI NO FÓRUM DO SEMIÁRIDO E NA SALA DO MEDUC

 Estiveram em Sobral para participar do III Fórum do Semiárido, apresentando resultados de pesquisas sobre os desafios em torno da sustentabilidade ambiental na realização da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha, o professor da Universidade Regional do Cariri – URCA Dr. Josier Ferreira da Silva e seu orientando e recém graduado em Geografia Igor Dantas.

Na oportunidade os dois dedicaram parte de sua presença no evento para conhecer os integrantes e a sala do MEDUC e para tratar das perspectivas de colaboração entre o nosso Grupo de Pesquisa e as instituições caririenses em que atua o Prof. Josier.

O Prof. Josier Silva faz parte do movimento de historiadores da educação no Ceará, sendo portanto constante companheiro na organização do Encontro Cearense de Historiadores da Educação, cuja oitava edição, em 2009, teve como sede a cidade de Barbalha.

Além das atividades de docente e pesquisador na URCA o Prof. Josier Ferreira é ativo participante do movimento cultural da cidade de Barbalha que estuda e atua no cuidado com a Festa de Santo Antonio, especialmente da Festa do Pau da Bandeira. Comprometido com o estudo das manifestações socioculturais ele é membro fundador, juntamente com intelectuais, estudantes, políticos, professores carregadores do pau e devotos de Santo Antonio, do Centro Pró Memória Josafá Magalhães de Barbalha.