27 de fevereiro de 2012

INICIAM-SE AS SESSÕES DO SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA 2012.1



Os pesquisadores do MEDUC - professores e estudantes – retomam a atividade de formação teórica e metodológica, desenvolvida na forma de grupo de estudo.

 


Na sessão do dia 15 de fevereiro de 2012, os participantes expõem seus projetos de pesquisa para 2012. Neste momento, quem expõe é a estudante Ana Sílvia do Nascimento, bolsista do Projeto FONTES, apoiado pela FUNCAP.







As sessões de leitura e discussão do Seminário de Formação ocorrem nas tardes de quarta-feira, das 15 às 17 horas, no Laboratório do MEDUC localizado na Ala Miriam Goersch.




 A Profª. Ivna Holanda expõe seu programa de estudos para o semestre 2012.1 e faz a defesa do formato do Seminário para este período. Na escutra atenta, Ed Ferrera, Ana Sílvia, Ivanda Marques, Francisca Daniela e Antonia Fabrina.






Tendo em vista os objetivos de formação e os interesses dos pesquisadores em atividade para este semestre (2012.1) o Seminário de Formação volta os esforços para articular as seguintes atividades: leituras e discussão sobre temas considerados de interesse comum; leitura e discussão sobre temas de interesse das pesquisas individuais; leitura e discussão da produção dos participantes.

As sessões de estudo do Seminário de Formação 2012 iniciam-se nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro, com o tema História da Educação Comparada, tendo como elemento de apoio o texto da Profª. Maria Juraci Maia Cavalcante A perspectiva comparada: um diálogo com Antonio Nóvoa e outros autores, publicado no livro História Educacional de Portugal: discurso, cronologia e comparação. Um ensaio de história crítica.

23 de fevereiro de 2012

CURSO DE PEDAGOGIA 2002: debate sobre o papel da iniciação científica na formação

Postagem feita no dia 6 do corrente mês lembrou lançamento do PROJETO OUTRAS VOZES no Curso de Pedagogia, no dia 11 de julho de 2002, com a palestra da Profª. Maria Nobre Damasceno sobre o tema A Pesquisa na Formação Docente e a atividade de iniciação científica: perspectivas das políticas das instituições de fomento e lições da experiência.

Aqui estão alguns flagrantes do evento realizado no Centro Cultural Trajano de Medeiros, no Campus da CIDAO.

Foto 1
Na mesa de abertura o Prof. Petrônio Timbó, na época Pró-Reitor de Ensino de Graduação, dá as boas vindas e fala da oportunidade da discussão. (foto 1)

Visão geral da composição da mesa: Prof. Chico Guedes, Prof. Ivandro Sales, a palestrante, Prof. Timbó, Prof. Osmar Vasconcelos e Prof. Edvar Costa. (foto 2)

Foto 2
Dois flagrantes da platéia presente no Centro Cultural Trajano de Medeiros, Campus da CIDAO. (foto3 e foto 4)

Mais uma fotografia da platéia vendo-se diversos professores: na primeira fila a Profª. Rejane Gomes; na segunda fila o Prof. Timbó, Profª. Ivna Holanda, Profª. Andrea Astigarraga e Prof. Josenildo;  na terceira fila os professores Osmar Vasconcelos e Júlio César. (foto 5)


Foto 3



Foto 4






Foto 5

7 de fevereiro de 2012

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS?

O Prof. Joan Edessom, integrante do MEDUC e atuando profissionalmente na Lyceum Consultoria Educacional, provoca sem rodeios a reflexão sobre a escola de tempo integral e a integralização do tempo escolar.
E sem trocadilhos.


Confira o texto aqui.

6 de fevereiro de 2012

PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO

 

Na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2012, os integrantes do MEDUC retomam a atividade dos Seminários de Formação.
Os estudos feitos nas sessões semanais destinam-se a fortalecer a capacidade teórica e metodológica dos professores e estudantes que desenvolvem de modo sistemático a pesquisa.
Para este ano os Seminários Internos voltam a combinar o estudo de textos de ampla circulação nacional e internacional com a discussão sobre a produção dos participantes.

Os Seminários de Formação tem uma história, que vale a pena saber.
Segue um primeiro registro.

Em julho de 2002, quando o Curso de Pedagogia ainda funcionava no Campus da CIDAO sob a coordenação do Prof. Edvar Costa e da Profª. Amélia André e o MEDUC ainda não estava formalizado, organizou-se um evento denominado OUTRAS VOZES,  sendo a Profª. Maria Nobre Damasceno a primeira convidada.






A palestra ocorrida no Espaço Cultural Trajano de Medeiros no dia 11 de julho daquele ano teve como tema "A pesquisa na formação docente e a atividade de iniciação cientifica: perspectivas das políticas das instituições de fomento e lições da experiência".

Cabe ainda registrar a contribuição do Prof. Chico Guedes e da Profª. Ivna Holanda  - na época orientanda da Profª. Maria Nobre Damasceno no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC - para a aquele acontecimento.















 Artigo do Coordenador do Curso de Pedagogia,
 Prof. Edvar Costa, publicado no jornal Expresso
 do Norte, edição da semana de 16-22 de julho de 2002,
 faz o registro.