23 de maio de 2011

IMPRESSÕES SOBRE O MEMORIAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA SANTANA


A visita a um memorial traz conhecimentos sobre a história dos lugares e sobre a organização de acervos.

O Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Santana possui um acervo rico em histórias que marcam Santana do Acaraú – acervo constituído por peças pertencentes aos padres que passaram pela paróquia e peças doadas por moradores da cidade.
O primeiro andar abre com uma galeria das fotografias dos padres que ali foram vigários, do mais antigo ao mais recente.

Em sala vizinha estão expostas utensílios e peças de vestuário usadas nas diversas celebrações católicas; destaca-se uma maquete lindíssima de madeira reproduzindo o ambiente do Congresso Eucarístico realizado nos anos de 1950, todos bem conservados.




Outra sala do mesmo andar mostra peças de uso cotidiano: rádio, televisor, telefone, cadeiras de balanço, um toca discos e demais peças com detalhes finíssimos, além das fotos que retratam a cidade em épocas diversas, inclusive quando inundada pelas cheias do rio Acaraú.



Em outro ambiente estão expostas máquinas de datilografia, batinas, peças de porcelana (xícaras, urinol, talheres, etc.) e uma coleção de moedas de diferentes épocas.

No terceiro andar, o lugar mais arejado e de onde se tem uma das vistas belíssimas de Santana do Acaraú, encontram-se uma pequena biblioteca, missais, e documentos. Testemunhos da história e da memória do município de Santana do Acaraú.



Texto de Ivanda Marques.Estudante do 4º período do Curso de Pedagogia da UVA. Bolsista FUNCAP/ Projeto Produção de fontes para a pesquisa educacional na região Norte do Ceará –digitalização de documentos e gravação de depoimentos. Fotografias do acervo dos professores da UVA e pesquisadores do MEDUC Ivna de Holanda Pereira e Francisco de Assis Guedes Barros. Feitas no dia 30.04.2011

10 de maio de 2011

CÍRCULO DE ESTUDOS NO MEMORIAL DE SANTANA DO ACARAÚ: PESQUISA E EXTENSÃO MULTIDIRECIONAL


O Memorial da Paróquia de Senhora Sant’Anna funciona no prédio denominado Sobrado do Padre Arakén, localizado em uma das ruas que passa ao lado da igreja matriz católica da cidade de Santana do Acaraú. 



O Sobrado abriga uma singela e significativa iniciativa de preservação da memória. Não vive de lamentos. Esforça-se para desempenhar um papel de formação de si próprio e da sociedade santanense. Este empreendimento cultural foi motivo e cenário da terceira sessão do Círculo de Estudos 2011 do MEDUC, realizada na manhã do dia 30 de abril passado (aqui ilustrada pelas fotografias do Prof. Chico Guedes, nosso parceiro da IEES/UVA e pela Profª. Ivna Holanda).



Ali os participantes tiveram a oportunidade de imergir em relatos, comentários, sugestões, questões que expressam as percepções diversificadas, porque originadas da ação de diferentes indivíduos em distintos espaços socioculturais: o mundo rural, o mundo da religiosidade, o mundo do município, o mundo da nacionalidade, o mundo da juventude, o mundo dos estudantes, o mundo dos professores, o mundo da escola de ensino fundamental, o mundo da universidade. Pode-se afirmar sem nenhuma dúvida que foi um daqueles momentos ricos, em que se tem oportunidade de fazer pesquisa e extensão - como atividades de aprendizado - em múltiplas direções. Todos podendo aprender com a experiência e os saberes de todos. E este é um princípio caro a nós que fazemos o MEDUC.



O Diretor do Memorial Francisco Leandro Costa, que mantém o empreendimento em funcionamento juntamente com o guia Antônio Florêncio da Costa Filho e a Professora de História Ana Aurilane Cavalcante (de fato, apesar das distinções de cargos e funções, todos fazem tudo para manter o Memorial) fez uma exposição sobre os fundamentos e princípios da ação, sobre a trajetória desde sua criação, sobre seus principais apoiadores locais, sobre as dificuldades, conquistas e perspectivas.



Ao final do tempo de conversa os participantes fizeram uma visita ao acervo.



Um aspecto por demais importante transparece dos relatos: os que fazem o Memorial não aspiram torná-lo um museu de proporção gigante; querem continuar trabalhando para que ele seja o memorial de um município, mas neste papel ser muito significativo, de alta qualidade e insubstituível.



Para apoiar este desejo (identificados em dezenas de iniciativas locais) é que se fazem necessárias políticas públicas municipais, estaduais e nacionais adequadas para apoiar a formação de recursos humanos e para fundar a sustentabilidade social e econômica destes empreendimentos

Para conhecer melhor o Memorial acesse:



1 de maio de 2011

ESCOLA PADRE PALHANO, 18 ANOS

O chuvisco constante que encharcou Sobral ao final de tarde do dia 28 de abril, quinta-feira da semana passada, foi visto como sinal de benção durante a festa - simples e expressiva – que marcou, para a comunidade escolar e para a cidade, a passagem dos 18 anos de existência da Escola Padre Palhano.
Se o pátio principal da Escola coloriu-se e iluminou-se com os artefatos festivos, mais colorido e luz ficou devido a presença de adultos e crianças que fazem aquela comunidade de formação: estudantes, gestores, professores, funcionários e pais; amigos e colaboradores, entre eles diretores de outras escolas, equipes da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério e da UVA.


A programação constou da acolhida, canto do hino da escola, fala de convidados, inauguração da biblioteca (ressalte-se construída com os recursos ganhos com o Prêmio de desempenho no SPAECE 2009) e solenidade de pedido das bençãos divinas sobre a trabalho humano.

Representando o MEDUC, o Prof. Edvar Costa apresentou a plaqueta comemorativa Escola Padre Palhano – 18 anos, produzida com assessoria do Grupo de Pesquisa e apoio da Secretaria da Educação de Sobral e da Escola de Formação Permanente do Magistério.